Responsabilidade e Colaboração: O Segredo do Sucesso

Alan Mulally é uma pessoa que me inspira por causa de como ele transformou a Ford Motor Company entre 2006 e 2014. A empresa estava cheia de problemas e falhando em cumprir o padrão estabelecido pelo fundador, Henry Ford. Antigamente, a Ford era um ícone, mas, ao longo dos anos, tornou-se algo bem diferente. O que faltava era liderança e sistemas para unificar e estruturar a empresa.

Mulally entrou em cena e mudou tudo com seu sistema—“Working Together”. Com esse método, a Ford começou a incentivar sua equipe executiva a ser mais honesta e colaborativa. Mas como Mulally fez isso? Acho que o mais importante foi que ele introduziu uma cultura de humildade por meio de reuniões semanais obrigatórias, onde os executivos atualizavam a equipe sobre seu progresso em relação ao plano estabelecido na semana anterior.

Eles apresentavam seus relatórios e, em seguida, selecionavam uma das três cores: amarelo, vermelho ou verde. Amarelo significava que o progresso estava comprometido, mas ainda havia solução. Vermelho indicava que o plano estava falhando e, no momento, não havia um caminho claro para corrigir o problema. Verde significava que tudo estava indo conforme o planejado. Esse sistema funcionava porque forçava os líderes a assumirem total responsabilidade pelo desempenho e pela trajetória da empresa.

No início, não foi tão simples. Poucos executivos queriam participar das reuniões. Eles tinham medo de serem honestos, achando que, se fossem, seriam demitidos por Mulally. Até que, um dia, um deles arriscou e revelou que sua equipe estava falhando e precisava de apoio. Para surpresa de todos, Mulally ficou feliz e parabenizou o executivo por sua coragem. Em seguida, pediu ao grupo sugestões sobre como poderiam ajudá-lo. Logo depois, as coisas começaram a mudar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top